Aulas

Pilates Clínico

Ginástica para Grávidas

Exercício físico durante a gravidez

A importância do exercício físico durante a gravidez passa não só pelo bem-estar que o mesmo proporciona à mulher enquanto gestante, mas também por ajudar na melhoria e/ou continuidade da sua forma física. O objetivo passará sempre por promover um maior conforto durante a gravidez, de forma a que a mulher se sinta plena tanto no que confere à sua imagem física, quanto a nível psicológico.

É de extrema importância que se percebam as adaptações fisiológicas e biomecânicas de cada futura mamã como um  ser único e incomparável, para que consigamos oferecer uma resposta adaptada e individualizada aquando da prescrição dos exercícios. Por este motivo, o acompanhamento é feito por profissionais com formação específica em saúde materna e, com as competências necessárias para a elaboração dos planos de treino desta nova fase da vida da mulher.

Benefícios do exercício físico durante a gravidez

Melhorar ou dar continuidade à condição física da futura mamã

Promover a adaptação cardiovascular durante a gravidez;
Prevenir a diabetes gestacional e o aparecimento de varizes;
Controlar o aumento do peso corporal e adiposidade;
Fomentar a importância da adoção de uma postura correta durante a gravidez que, consequentemente, poderá prevenir o aparecimento de lombalgias;

Facilitar a recuperação no pós parto;
Trabalhar o conceito de imagem imaginada Vs imagem real, no sentido de aumentar a  da autoconfiança.

 

Aulas de Recuperação Pós Parto

Mais Que Mamã

Por acreditarmos que a recuperação pós parto não é apenas a recuperação do aspeto físico e, por percebermos que as recém mamãs além de muitas duvidas têm também muitos medos, a Mais Que Nove Meses irá proporcionar uma recuperação após o parto mais completa e dinâmica. Assim, o nosso Curso de Recuperação Pós Parto terá todas as semanas uma “Aula de Partilha” e uma “Aula de Exercício”, ou seja, das duas aulas semanais, uma aula será ministrada pela enfermeira obstetra, pela psicóloga clínica ou pela fisioterapeuta, mediante as necessidades do grupo; já a outra aula será sempre lecionada pela professora de educação física responsável pelo plano desportivo de cada mamã.

O exercício físico no pós-parto postula-se um agente facilitador na recuperação do corpo após o nascimento do bebé, uma vez que a mamã sofre algumas alterações anatómicas e fisiológicas que o exercício físico, desde que prescrito por um/a profissional competente, se assume como um fator preponderante  na recuperação destes aspetos. As aulas de recuperação pós parto, além de contribuírem para a melhoria do aspecto físico, são também fundamentais na promoção da autoestima e da autoconfiança da recém mamã.

Benefícios do exercício físico no pós-parto:

Melhora a saúde e o bem-estar da mamã;
Estimula a libertação de endorfinas e hormonas que promovem a sensação de bem-estar, ajudando a prevenir a depressão pós-parto;
Facilita o reforço da sustentação da bexiga e do intestino;
Diminui a probabilidade de incontinência urinária;
Reduz a flacidez do abdominal

Promove a tonificação muscular;

Aumenta os níveis de energia;
Promove um sono mais tranquilo.